A Universidade Estadual Paulista (UNESP) foi criada no ano de 1976, sendo resultado da incorporação de dos Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo. É voltada para o ensino, pesquisa e extensão de serviços à sociedade, sendo mantida pelo próprio governo de São Paulo e tendo unidades espalhadas em mais de 20 (vinte) cidades do estado.

Diploma Digital Unesp

Diploma Digital UNESP – como tirar?

Você pode obter atendimento presencial para sanar suas dúvidas acerca do Diploma Digital UNESP dirigindo-se a uma das unidades da UNESP. No link https://www2.unesp.br/portal#!/sobre-a-unesp/unidades/faculdades-e-institutos/ você terá acesso a endereços e telefones de todas as unidades. Dirija-se à mais próxima de você ou ligue antes para verificar a possibilidade de conseguir todas as informações necessárias sem sair de casa.

Outra opção é acessar o site oficial https://www2.unesp.br/ e clicar em “Fale Conosco” na barra superior. Através deste canal você poderá preencher um formulário disponível e enviá-lo, aguardando a resposta em seu e-mail.

O Ministério da Educação disponibilizou um portal especialmente para esclarecimentos sobre o novo modelo de diploma (http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/). Nesse portal você também poderá conferir a Portaria que instituiu o diploma digital e ficar por dentro de todas as novidades do modelo.

Diploma Digital UNESP – o que é?

O Diploma Digital trata-se de um projeto do governo federal que teve início no ano de 2018 e tem por objetivo a redução de custos, além de uma maior agilidade no procedimento de emissão de documento de comprovação de conclusão de cursos de graduação.

O Diploma Digital visa não apenas redução de custo e celeridade na emissão, mas também a segurança, pois esse novo formato irá diminuir a quantidade de fraudes, já que a autenticidade do diploma poderá ser verificada de forma online e tem o mesmo valor do diploma impresso.

Diploma Digital UNESP – como funciona?

Segundo as informações veiculadas pelo próprio Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino superior devem aderir ao formato de Diploma Digital, tendo até o ano de 2022 para essa adesão ao novo formato. Após, o Diploma Digital torna-se obrigatório.

O Diploma Digital UNESP já está válido tanto para os alunos que ainda irão concluir o curso de graduação, quanto para aqueles que já concluíram. Se a instituição de ensino onde estuda o aluno não tiver aderido ao novo sistema, este poderá aguardar a adesão ou aguardar até 2022, quando passa a ser obrigatório.

Diploma Digital UNESP – regras

As normas do Diploma Digital UNESP, contidas na Portaria nº 554 do MEC, não terá conflitos com a legislação vigente e nem irá revogá-la, sendo que somente irá regular o ato da emissão e registro do documento em seu formato digital. Desta maneira, continua valendo as mesmas regras que estão contidas na lei federal em vigência.

Diploma Digital UNESP – segurança

A validação do diploma será através da Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), e sua assinatura dentro dessa infraestrutura terá validade igual aos dos documentos físicos assinados.

A assinatura digital utiliza-se de criptografia que dão permissão de identificação do autor do documento.

A utilização de certificado digital no Diploma Digital UNESP irá atuar também como uma identidade virtual que irá proporcionar uma identificação certa e sem dúvidas do autor da mensagem ou da transação a ser realizada pelas vias eletrônicas.

Além disso, para garantir a integridade das informações do Diploma Digital UNESP, tais informações seguirão a estrutura do XML Schema Definition (XSD), consistindo é uma linguagem que está baseada no padrão XML, contendo definições da estrutura XML.

Solicitar Diploma Digital Unesp

Diploma Digital UNESP – representação

Como a estrutura XML não possui uma representação visual, sendo importante essa representação, a geração de uma imagem de Diploma Digital UNESP deverá zela pela exatidão e autenticidade das informações XML, garantindo, desta forma, qualidade de imagem e total integridade do texto contido. O detentor do diploma poderá exibi-lo, compartilha-lo e armazenar a imagem de seu diploma.

Obviamente que a representação visual de todo Diploma Digital UNESP tem que respeitar a legislação em vigor podendo, inclusive, adotar o modelo de diploma físico da própria instituição de ensino em que ocorre a graduação.

É preciso lembrar, no entanto, que a representação visual do Diploma Digital UNESP não substitui o padrão XML, que somente foram implementados com o objetivo de permitir a geração de uma imagem de fim decorativo. O acesso ao XML desses diplomas digitais serão o QR Code e o código de validação. O QR Code está atrelado à Uniform Resource Locator (URL) única do Diploma Digital UNESP e deve seguir o protocolo de Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS).

Existe regra para a representação visual também. No anverso deverá constar o código de validação e no verso o QR Code.

Diploma Digital UNESP – acervo acadêmico

O Diploma Digital UNESP fará parte do acervo acadêmico e integrará os documentos institucionais, sendo aplicadas a ele as disposições legais referentes ao acervo acadêmico.

Diploma Digital UNESP – cobrança

Uma das dúvidas é se existe cobrança para emissão de Diploma Digital UNESP, e a resposta é não, pois seguirá  a mesma legislação que está vigente relativas aos serviços educacionais prestados pela instituição de ensino. Isso significa que não haverá uma cobrança específica para a emissão do Diploma Digital UNESP, salvo se o estudante requerer a impressão do documento.

Diploma Digital UNESP – tenho o diploma impresso, posso ter o digital?

Se você já é formado e já possui seu diploma no padrão físico, isto é, impresso, poderá requerer também o Diploma Digital UNESP. Para isso é preciso verificar se sua instituição de ensino já fez a sua adesão ao novo sistema. Se ainda não fez, deverá aguardar até o ano de 2022, quando será obrigatório a emissão no formato digital.

Diploma Digital UNESP – pós-graduandos também receberão?

O MEC tem a intenção de estender o Diploma Digital UNESP para os cursos de pós-graduação, mas ainda não existe uma previsão para quando isso ocorrerá. Em um primeiro momento, somente os graduados e graduandos terão direito ao novo formato de diploma.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *